Decorreu, na manhã de dia 24 de março, a segunda sessão informativa, organizada pelo NERPOR, no âmbito do projeto Innoinvest. Nesta segunda sessão apresentou-se Estudo Setorial sobre o Potencial de Aplicação de Novos Produtos e Serviços Energéticos . Contou-se com a presença da responsável do estudo a Dra. Ana Mª Vizcaíno Galán da ÁGORA Franchise Consulting.
Numa sessão que contou com a presença de vários participantes, o Presidente da Direção do NERPOR, Dr. Jorge Pais, abriu as hostilidades reforçando o papel fundamental que a fronteira tem, nas zonas interiores, pois permite, mais facilmente, conhecer e envolver dois ou mais países. O conhecimento mais profundo das zonas transfronteiriças permite a sua cooperação no sentido de desenvolver novos negócios e oportunidades. É com este pressuposto que temos de encarar os projetos INTERREGVA Espanha-Portugal (POCTEP), tão fundamentais na nossa região. Por fim, salientou a total disponibilidade do NERPOR em apoiar a criação de novas empresas tão necessárias no Alto Alentejo. Só o emprego trará maior riqueza ao todo o distrito.
Feita esta abertura, a Dra. Ana Mª Vizcaíno Galán iniciou a sua apresentação, em espanhol, informando que o estudo foi desenvolvido na zona EUROACE (Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura) e teve como objetivo conhecer a procura que é feita de produtos e serviços inovadores de eficiência energética. Para isso, foram contactados diversos agentes envolvidos no setor, tais como, promotores, construtores, instaladores, projetistas e técnicos especializados. Este estudo ainda se analisou o conhecimento destes diferentes agentes nas diversas tecnologias inovadoras existentes no mercado.
Entre outros aspetos foi analisado o conhecimento de materiais inovadores na envolvente térmica, sistemas de frio/calor e armazenamento térmico. Ainda foram estudados os obstáculos que impediam a implantação de novas tecnologias e serviços com maior eficiência energética.
No final da apresentação foi analisada uma tabela sobre a avaliação do potencial de aplicação de novos serviços e produtos. Neste destacam-se, pela positiva, grande potencial de aplicação nas Energias Fotovoltaicas e de Biomassa em oposição à energia Geotérmica com potencial de aplicação mais baixo.
Esta sessão terminou com uma sessão de perguntas e respostas.
Toda esta atividade teve um balanço positivo, concluindo-se que existe um grande potencial no setores energético na região EUROACE e que há muito a fazer. É necessário investir na formação e motivar as empresas a inovarem os seus serviços e produtos. É fundamental acompanhar as necessidades do mercado e do mundo para melhor servir o cliente e as suas expectativas. É imprescindível dinamizar o setor e apoiar a sua mudança apresentando novas alternativas e conhecimento.